SecoviGoiás elege nova diretoria com foco no fortalecimento do mercado imobiliário em Goiás

20 de fevereiro de 2026 às 21:15

Chapa única é encabeçada pelo atual presidente, Antônio Carlos da Costa, e tem como vices João Victor Araújo e Marcelo Baiocchi

O Sindicato das Imobiliárias, Shoppings e Flats (SecoviGoiás) realizou nesta sexta-feira, 20/02, a eleição da nova diretoria da entidade para mandato de quatro anos. O atual presidente, Antônio Carlos da Costa, encabeçou a chapa única, tendo como vice-presidentes João Victor Araújo (também presidente da Associação dos Desenvolvedores Urbanos – ADUGO) e Marcelo Baiocchi Carneiro (também presidente da FecomércioGO). Para esta nova gestão, que será mais compartilhada, Costa diz que a prioridade será fortalecer a atuação do setor imobiliário.

Costa explica que, quando assumiu o primeiro mandato, havia três desafios principais: manter o Secovi forte e representativo, quitar o investimento feito na construção da sede própria, no Jardim Goiás, em Goiânia, e fortalecer a parte condominial. “É uma atuação do Secovi que precisava de um apoio maior, e assim foi feito”, relata. Foi criado o Secovi Condomínios, uma estrutura autônoma mas integrada com o SecoviGoiás, inclusive na plataforma da instituição. O empréstimo para a construção da sede foi quitado na metade do ano passado, de forma que as metas foram atingidas.

“Hoje uma das metas continua sendo manter o sindicato forte e unido, temos os empreendedores muito próximos, com a ADUGO, e os condomínios”, avalia Costa. “Agora nosso foco será o setor imobiliário e o Fórum Goiano da Habitação (FGH) tem papel fundamental no desenvolvimento de políticas públicas para o setor”, completa. Para isso, uma das primeiras ações será o planejamento estratégico da próxima gestão. “Vamos ouvir todo mundo e construir esse planejamento. As perspectivas são muito boas, o mercado imobiliário da Região Metropolitana de Goiânia é muito forte, Goiânia é uma capital pjuante e vamos manter nossa atuação com eficiência e ética, discutindo com o máximo de players para construir essa proposta e fortalecer o mercado”, diz.

Estudos mostram que as imobiliárias e corretores atendem entre 30% e 40% do mercado. “Temos 50% ou mais do mercado para conquistar, com ética, e fortalecermos nosso segmento”, aponta Costa, apontando o motivo de a prioridade do novo mandato ser esse setor. O presidente do SecoviGoiás também destaca que a gestão será mais participativa e compartilhada.

Para o 1º vice-presidente, João Victor Araújo, o último mandato foi essencial para o firmamento de ações em conjunto com outras instituições, como Ademi (Associação dos Dirigentes das Empresas do Mercado Imobiliário), Sinduscon (Sindicato da Indústria da Construção no Estado de Goiás) e ADU, além da criação do Fórum Goiano de Habitação. A intenção para o segundo mandato é “continuarmos com essa pauta, interagirmos cada vez mais com as outras entidades, levarmos adiante a conversa com o poder público na esfera dos municípios, onde o mercado interage, e também do estado de Goiás, e trazer cada vez mais o sindicalizado associado para dentro do Secovi”, reforça Araújo.

O 2º vice-presidente eleito, Marcelo Baiocchi ressalta a busca incessante pela melhoria do ambiente de negócios. “O SecoviGoiás começa uma nova gestão com o Antônio Carlos, que vai dar continuidade ao trabalho desenvolvido no primeiro mandato e com certeza vai manter os propósitos de defesa do segmento imobiliário, do segmento condominal e sempre na busca e na luta de melhoria do ambiente negócio”, avalia Baiocchi. “Antônio Carlos é um empresário competente, experiente e que vai emprestar um pouco do seu conhecimento estando à frente da entidade”.